sábado, 18 de maio de 2013

MAFRO promove, no dia 21 de maio, Projeto Pedagógico Sankofa.

"O Projeto Pedagógico SANKOFA é uma proposta que surge a partir das observações referentes à implementação da Lei 10.639/03 assim como das inquietações em comum das discentes em museologia Débora Luz e Joice Pinto, junto a orientadora de estágio supervisionado em museologia da Universidade Federal da Bahia, pós Drª Maria das Graças Teixeira, acerca da maneira pela qual a lei acima referida vem sendo aplicada nas escolas de ensino fundamental da rede pública da cidade de Salvador. Partiu também dos questionamentos e reflexões relativas aos pré-conceitos em relação à cultura africana e afro-brasileira. 

Nesse contexto o Museu Afro Brasileiro da Universidade Federal da Bahia será o espaço de aplicação do produto final do projeto Sankofa: caixas pedagógicas contendo o contexto histórico, a geografia, as influências africanas no Brasil, a religiosidade afro-brasileira e o acervo MAFRO-UFBA.

Durante o processo de pesquisa, percebeu-se a necessidade de apoiar de forma didática as escolas de ensino fundamental, colaborando com o corpo docente das mesmas, tratando dos aspectos culturais e sociais dos afro-brasileiros no Brasil, assim como do olhar do corpo discente para sua história e para as influências africanas no nosso dia a dia (vocabulário, comida, vestimenta...).
Serão, ao todo, três caixas pedagógicas denominadas: Caixa de Sankofa, Caixa de Aruanda e MAFRO-UFBA. A primeira caixa fará um breve apanhado da geografia africana, do seu contexto histórico e de algumas de suas influências para a construção da sociedade afro-brasileira de forma didática, para isso, será confeccionada uma caixa em forma de gaveteiro, contendo 15 gavetas, 5 gavetas para cada tema, contendo textos e miniaturas referentes aos mesmos. 

A segunda caixa pedagógica fará referência à religiosidade afro-brasileira, contendo em seu interior 17 caixas menores e, em cada uma das caixas menores haverá objetos - produzidos pelos estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e artistas plásticos - representando um orixá (dentro dos 17 orixás pré- estabelecidos), além de um cartão informativo básico sobre cada um. Cada artista ficará responsável pela representação de um orixá e de suas especificidades, baseando-se em uma pesquisa prévia que será entregue após a escolha do orixá em questão e estará no manual do artista. Essa pesquisa estará disponibilizada também no Museu Afro-Brasileiro da Bahia. As caixas serão padronizadas externamente para atender as necessidades educacionais e, internamente será trabalhada de maneira independente pelo artista. 

A terceira caixa trará um breve histórico do MAFRO-UFBA e de seu acervo contendo miniaturas de alguns objetos das exposições.
Dessa forma o projeto SANKOFA visa abordar de maneira crítica e educativa os assuntos referentes a Historia e Cultura africana e afro-brasileira, suas influências cotidianas e a importância do Museu como fonte de educação informal, fazendo parte de um pensamento que percebe que a preservação dessa memória é uma importante ferramenta de transformação, capaz de atrair o público escolar para a multifacetada cultura afro-brasileira e para as políticas de inclusão sócio-cultural. "


Inscrições através do e-mail* caueba.ufba@gmail.com
ou no prédio do MAFRO (antiga Escola de Medicina no Pelourinho).

*Identificar e-mail como: (INCRIÇÃO PROJETO SANKOFA).
Inserir: nome, telefone, curso e instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário